Níveis de Ensino

Ensino Infantil

Descritivo

O Ensino Infantil é o período que abrange o Maternal 1, Maternal2, Jardim  1 e Jardim 2, nas idades de 2 a 5 anos.  O Ensino Infantil tem a duração de até cinco (05) anos letivos e compreenderá, anualmente, duzentos (200) dias letivos, assegurados pela lei vigente, excluído os dias reservados às provas finais e no mínimo oitocentas (800) horas de efetivo trabalho escolar.

Poderá ingressar no Ensino Infantil o aluno com idade inferior a seis (06) anos de idade, observadas as normas legais baixadas pelo órgão competente e o nível de conhecimento do aluno.

Materiais

O Colégio Palavra da Vida utiliza O SME (Sistema Mackenzie de Ensino) para o Ensino Infantil e Fundamental. Clique no link correspondente abaixo para baixar a lista de materiais solicitadas pelo colégio:
Maternal 1
Maternal 2
Jardim 1
Jardim 2

Ensino Fundamental

Geraldo Santos
Coordenação Infantil e Fundamental 1
geraldo.santos@colegiopv.com.br

Ensino Infantil Marlilene Castro

Marilene Castro

Ensino Infantil Leticia Oliveira

Leticia Oliveira

Ensino Fundamental 1

Descritivo

O Ensino Fundamental 1 é a primeira etapa do Fundamental. Corresponde aos (05) primeiros anos letivos e compreenderá, anualmente, duzentos (200) dias letivos, assegurados pela lei vigente, excluído os dias reservados às provas finais e no mínimo oitocentas (800) horas de efetivo trabalho escolar.

Poderá ingressar no Ensino Fundamental 1 o aluno com (06) anos de idade, observadas as normas legais baixadas pelo órgão competente e o nível de conhecimento do aluno.

1º ano

(2º ano)

Ensino Fundamental 2

Descritivo

O Ensino Fundamental 2 completa a etapa do Fundamental, e terá a duração de quatro (04) anos letivos e compreenderá, anualmente, duzentos (200) dias letivos, assegurados pela lei vigente, excluído os dias reservados às provas finais e no mínimo oitocentas (800) horas de efetivo trabalho escolar.

Poderá ingressar no Ensino Fundamental 2 o aluno que conclui com aprovação os 5 anos antecedentes, observadas as normas legais baixadas pelo órgão competente e o nível de conhecimento do aluno.

6º ano

Yasmin
(Geografia)

Descritivo

O Ensino Médio é oferecido em três (03) séries anuais, compreenderá mil e oitocentas horas de Formação Geral Básica (BNCC) e mil e duzentas horas de Itinerários formativos.

Para ingressar no Ensino Médio, será exigido do aluno a conclusão do Ensino Fundamental ou estudos equivalentes devidamente documentados.

O Currículo é composto por uma Formação Básica Geral, fundamentada na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e pelos Itinerários Formativos fundamentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio, em vista aprofundar e ampliar aprendizagens referenciados nos quatro eixos estruturantes: Investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, empreendedorismo.

Os Itinerários Formativos estão organizados de acordo com as quatro áreas do conhecimento e contemplam os seguintes componentes curriculares: Linguagens e suas Tecnologias: Língua Portuguesa; Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Geografia e História; Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

A metodologia adotada tem o objetivo de instigar a aprendizagem com autonomia. A carga horária propõe aulas que contemplam as áreas do conhecimento e está dividida entre aulas presenciais e de ensino a distância (EAD). LDB, Art. 35-A inciso 8º; Art. 36 inciso 11º.

Sempre que a experiência indicar e com a finalidade de atender às conveniências didático-pedagógicas, os Itinerários poderão ser reajustados, adaptando-se ao nível de desenvolvimento dos alunos e a evolução do meio acadêmico.

Materiais

O Colégio Palavra da Vida utiliza o Sistema de Ensino da Rede Cristã para o Ensino Médio.

Josyane Muniz de Oliveira
Coordenação Fundamental 2 e Ensino Médio