Serviço de Orientação Educacional

O Colégio Palavra da Vida, como Instituição Educacional, dedica-se às Ciências Divinas e Humanas, e tem a missão de educar o ser humano criado à imagem de Deus, para o exercício consciente e crítico da cidadania e da dignidade, preparando-o para a vida, contribuindo para o desenvolvimento do ser e da sociedade, por meio do evangelismo, discipulado e das atividades científicas, esportivas, sociais, éticas e espirituais.

Nossa escola busca promover a integração e o desenvolvimento em todas as áreas da vida de nossos alunos.

Família

Estudos

A participação dos pais é essencial para o desenvolvimento do (a) aluno (a), principalmente durante a fase escolar.

Atributos

Familia

Quando os pais se envolvem com a educação de seus filhos, eles aprendem mais e se sentem motivados em dar continuidade em seus estudos.

A família é a primeira instituição em que a criança tem contato, portanto, a escola é apenas parceira neste processo tão nobre de educar, dando apoio aos pais na arte de conduzir os filhos que são “heranças do Senhor” de acordo com o livro de Salmos 127:3, visando a formação do caráter, o desenvolvimento integral em seus aspectos físico, emocional e especialmente intelectual, onde será responsável na construção de valores através das ciências e saberes acadêmicos que os guiarão para uma vida digna e útil para Deus e para a sociedade

• MOTIVE E INCENTIVE: motivar e incentivar seu (a) filho (a) a ler, conhecer e pesquisar novos conteúdos, além de praticar outras atividades que os ajude a desenvolver a capacidade de compreensão, argumentação, tolerância e espera,
  • CONVERSE E PERGUNTE: conversar com ele (a) e explicar a importância dos estudos fará com que ele (a) entenda que é preciso estudar e se esforçar para se obter uma carreira de sucesso. Pergunte ao seu filho como foi o seu dia, o que ele aprendeu e quais as suas dificuldades, isso é essencial para estreitar os laços familiares e motivá-lo.

TOLERE: tolerar erros e ensiná-lo (a) a aprender com eles, sem pressões ou imposições, faz com que novos erros do mesmo tipo não sejam comuns

• AJUDE: Ajudar o (a) filho (a) a distribuir seu tempo adequadamente contribui para o estabelecimento de rotinas e proporciona equilíbrio entre o estudo e o lazer.
  • ENSINE: Ensinar ao (a) filho (a) que o conhecimento adquirido depende do esforço de cada um é importante. Mostre a seu (sua) filho (a) que ele (a) próprio (a) pode buscar respostas para seus desafios e que assim cada conquista terá um valor especial.

Fonte: Manual da Família do Colégio Palavra da Vida. Ano: 2017, p. 7.

Estudo

Atributos

De acordo com o Art. 24 do Regimento Escolar do Colégio Palavra da Vida, a Orientação Educacional possui algumas atribuições, dentre elas:

I. Acompanhar e organizar sistemas de orientação individual e grupal para os alunos, utilizando técnicas psicopedagógicas que lhes permitam diagnosticar, prevenir e solucionar os problemas que resultem no baixo rendimento escolar;

II. Promover cursos e palestras para a comunidade escolar, visando à integração entre os vários segmentos da unidade escolar;

III. Desenvolver no educando a percepção da importância do estudo para a consecução de seus objetivos pessoais;

IV. Manter a direção informada, através de relatórios, sobre os anseios dos alunos;

V. Manter-se constantemente atualizado sobre técnicas e dinâmicas de ensino e legislações referentes à orientação educacional;

VI. Informar aos pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos;

VII. Auxiliar professores na disciplina dos alunos.

• Av. Joaquim Pereira de Queirós, 450
  • cpveduca@gmail.com