Ensino

Centro Educacional de Benevides

INFORMATIVO

Querido(a) aluno(a)

Para o bom andamento do nosso ano escolar, é importante que você observe algumas orientações e normas que devem nortear sua vida.

CÓDIGO DISCIPLINAR

  • O resultado de uma boa disciplina se dá através da convivência diária em que são estabelecidos e, acima de tudo, o respeito e a consideração estão presentes. O aluno deverá refletir sobre suas atitudes, comportamento, palavras, e assim, vencer os desafios de cada dia, contribuindo para a criação de um ambiente escolar saudável.
  • As normas e regras da escola são fundamentais para busca de resultados que contribuirão para a formação da cidadania e para consciência do papel de cada aluno na sociedade.
  • O Código Disciplinar tem como destino promover a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, o bom funcionamento dos trabalhos escolares, do entrosamento dos vários setores da escola para a manutenção da boa ordem e da organização do Colégio como um todo. Ele é instrumento que determina as ações socioeducativas aplicáveis ao alunado e está de acordo com as determinações do nosso Regimento Escolar.

DIREITOS DO ALUNO

  • Receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como, usufruir de todos os benefícios de caráter religioso, educativo, cultural, social e recreativo que o Colégio proporcione;

  • Receber seus trabalhos, tarefas e provas devidamente corrigidos e avaliados em tempo hábil e, no final, certificados de notas e frequências;

  • Ter assegurado total apoio do Colégio para que possa desenvolver ao máximo suas potencialidades como pessoa humana e cidadã;

  • Receber sua documentação escolar gratuitamente em primeira via;

  • Ser tratado com humanidade, respeito, atenção e cortesia pela direção, professores, funcionários e colegas do Colégio.

DEVERES DO ALUNO

  • Zelar pelo nome do Colégio, honrando-o com sua conduta;

  • Respeitar a hierarquia e as diretrizes internas do Colégio;

  • Ser assíduo e pontual em todas as atividades escolares de que participar; respeitar os horários de entrada e saída na escola. Se chegar ao colégio no momento Cívico, aguardar o término do Hino para poder adentrar nas dependências da escola. Tolerância para o atraso é de 5 minutos após a entrada dos alunos em sala. Só será permitida a entrada do aluno em sala mediante atestado ou por justificativa assinada pelo responsável. Os alunos só terão saída antecipada conforme autorização dos pais junto à escola

  • Tratar colegas e demais membros da comunidade escolar com dignidade e respeito. O respeito ao próximo deverá ser base de todo o relacionamento existente no Colégio;

  • Contribuir para a manutenção da limpeza do prédio e suas dependências, bem como a conservação de todo o patrimônio do Colégio;

  • Indenizar os prejuízos quando produzir danos materiais ao Colégio ou a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários, quando ficar provada a sua responsabilidade;

  • Usar uniforme completo para as aulas, incluindo as aulas de Educação Física e quando for solicitado; é proibido o uso de sandálias, chinelos, jaquetas ou camisas em cima do uniforme. Se em algum momento for realizar trabalhos em equipe na escola, só poderá ter acesso devidamente identificado com o uniforme ou parte dele (camisa).

  • Participar das comemorações, festas, programações e passeios promovidos pelo Colégio;

  • Ocupar o lugar que lhe for destinado na sala de aula;

  • Entregar à família a correspondência enviada pelo Colégio;

  • Possuir o material escolar exigido, conservando-o em ordem;

  • Cuidar do seu material escolar; para os alunos do 1° ao 9° ano não será permitida a permanência do material em sala de aula. Fica claro que a escola não se responsabilizará pelo extravio de qualquer material;

  • Justificar eventuais ausências.

IMPEDIMENTOS AO ALUNO

  • Portar material que represente perigo à saúde, segurança e à integridade física e moral, sua ou de outrem;

  • Introduzir bebidas alcoólicas no recinto escolar, bem como entorpecentes, cigarros e objetos que atentem contra a moral e os bons costumes, como revistas, CD’s ou DVD’s, vídeos ou programas de computadores com conteúdo pornográfico ou ofensivo aos princípios de fé do Colégio;

  • Sair da sala de aula sem autorização do professor e sem autorização da direção e/ou coordenação;

  • Incentivar ou participar de faltas coletivas às aulas ou manifestações de agravo ao corpo pedagógico e administrativo, professores, funcionários, colegas ou autoridades no recinto escolar;

  • Promover, incentivar ou participar de agressões ou brigas ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social, no interior, na frente ou nas imediações do Colégio;

  • Promover ou participar de brincadeiras que coloquem em risco a integridade física e moral dos colegas, funcionários e professores;

  • Distribuir ou vender materiais diversos no recinto do Colégio, assim como, promover rifas, concursos, festas ou passeios em nome do Colégio, sem a devida autorização da direção e/ou coordenação;

  • Usar de meios fraudulentos durante a realização das avaliações como comunicar-se com colegas, “colar” ou portar “cola” ou na realização de outros trabalhos;

  • Atrapalhar e tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, risadas, vaias, batucadas, gritos, vocabulário impróprio, desenhos, bilhetes e outros, ou ainda ocupar-se durante as aulas de atividades estranhas ao conteúdo da aula;

  • Apelidar, xingar, discriminar ou expor a situações embaraçosas os colegas, professores e funcionários;

  • Namorar, ficar ou manter contato físico nas dependências do Colégio;

  • Rabiscar, amassar, adulterar ou deixar de entregar as correspondências encaminhadas aos pais como comunicados, circulares, cartas, boletim escolar, e etc;

  • Entrar nas dependências do Colégio com pessoas estranhas à comunidade escolar, sem prévia autorização;

  • Trazer para a escola cartas de baralho de qualquer natureza como RPG, Pokémon, naipes entre outros;

  • Dirigir carros, motos de qualquer tipo nas dependências do Colégio.

NÃO SERÃO PERMITIDOS O USO DE:

  1. Para os Meninos

  • Cabelos compridos e/ou tingidos;

  • Brincos, anéis e pulseiras;

  • Piercings e tatuagens.

  1. Para as meninas

  • O uso exagerado de maquiagem, cor de cabelo e adornos; pulseiras.

  • Piercings e tatuagens;

MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS APLICÁVEIS AO ALUNO

  • A disciplina é muito importante para o bom andamento de qualquer instituição, especialmente do Colégio Palavra da vida que adota os princípios da Palavra de Deus como regra de fé e conduta.

  • Toda disciplina…no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; entretanto produz…fruto de justiça” Hebreus 12:11

  • É considerado como falta ou ocorrência negativa, o descumprimento de qualquer dos deveres ou a violação das proibições por parte dos alunos.

  • As medidas socioeducativas aplicadas aos alunos, a partir da advertência por escrito, serão comunicadas à família e anotadas em suas respectivas fichas individuais.

  • O aluno que for suspenso nos dias de provas terá que seguir os passos necessários para prova de 2ª chamada.

  • Conforme a gravidade da falta cometida, a reincidência (repetição) na infração ou o acúmulo de infrações fica o aluno sujeito às seguintes medidas socioeducativas:

  1. Aplicadas pelo professor:

  • Advertência verbal;

  • Retirada temporária da sala de aula;

  • Encaminhamento do discente para o Serviço de Orientação Educacional e/ou coordenação.

  1. Aplicadas pela Orientação e Coordenação:

  • Advertência verbal

  • Advertência escrita;

  • Reunião com o responsável no Colégio;

  • Suspensão temporária parcial de uma atividade ou disciplina.

  1. Aplicadas pela Direção

  • Advertência verbal

  • Reunião com responsável no Colégio

  • Recusa à renovação de matricula.

Serão consideradas faltas graves:

  • Promover e/ou participar de brigas e agressões físicas no interior ou imediações do Colégio e em eventos promovidos pela mesma.

  • Desrespeitar a integridade moral dos colegas, professores e autoridades do Colégio através de atos ou brincadeiras desrespeitosas ou de “mau gosto”.

  • Trazer ao Colégio qualquer material com conteúdo pornográfico ou ofensivo à filosofia cristã da Instituição.

  • Alterar ou rasurar documentos apresentados ao colégio ou à família.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • O aluno retirado da sala de aula por conduta inconveniente deverá permanecer no Colégio com atividades programadas.

  • As medidas socioeducativas aplicadas aos alunos, a partir da advertência por escrito, serão comunicadas à Família e anotadas em seus respectivos registros.

  • O aluno que for suspenso nos dias de provas terá que seguir os passos necessários para solicitar a prova substitutiva.

A Direção e a Coordenação do Colégio poderão suspender o aluno, se ele cometer alguma falta grave. Serão consideradas faltas graves:

    • Promover e/ ou participar de brigas e agressões físicas no interior ou imediações do Colégio e em eventos promovidos pela mesma.

    • Desrespeitar a integridade moral dos colegas, professores e autoridades do Colégio através de atos ou brincadeiras desrespeitosas ou de “mau gosto”.

    • Sair do Colégio sem a permissão devida da Direção e/ ou Coordenação.

    • Trazer ao Colégio revistas, CDs ou DVD’s ou qualquer material com conteúdo pornográfico ou ofensivo à filosofia cristã do Colégio.

    • Alterar ou rasurar documentos apresentados ao Colégio ou à Família.

    • Mais informações:
    • Entre em contato com a Coordenação.
    • Manual da família.