Siga as Instruções e Boas Férias.

Achei muito interessante o que li em um informativo e entendi ser muito relevante para entendimento dos pais em relação a educação dos filhos: – “A escola é principalmente, agencia para ensinar, instruir. Complementa a educação, na parte de socialização, focada na convivência e tolerância com os diversos, a vida na coletividade, com respeito, autodisciplina, disciplina, responsabilidade. Mas da parte da educação individual – bons hábitos, seriedade, autocontrole, respeito, crença, procedimento morais e éticos, definição e posicionamento diante de mudanças e conceitos sociais e outras qualidades pessoais – são tarefas e responsabilidade dos pais e da família. Em síntese: fundamentalmente a escola ensina e instrui; a família educa; as duas se complementam e se ajudam. ” .
Na estrada para a boa educação as placas de sinalização estão por todo o caminho. É importante, se não quisermos receber multas e sofrer graves acidentes, seguir as instruções! Crianças e jovens precisam entender que todos temos obrigações e responsabilidades e as deles são de estudar bem e sempre. Os pais devem entender que acompanhamento e orientação são deveres da família. Não matricular seus filhos em uma boa escola, é preciso que todos cumpram o seu dever de casa. O bom ensino é uma parceria funcional de integração, convivência e complementação entre a família, o(a) aluno(a) e a escola.
Sendo assim, agradeço mais uma vez por sua parceria e prestígio que nos dá permanecendo com seu filho nesta instituição de ensino e quero ainda disponibilizar aqui algumas orientações de como aproveitar da melhor forma as férias para potencializar a boa educação de modo que o tempo vivido no ambiente escolar não venha a ser esquecido; muito pelo contrário, que seja lembrado com saudade por nossos alunos. – Descarte futilidades, dê presentes educativos, invista em conhecimento e tome tempo das férias de seu (sua) filho(a) principalmente para estar com ele(a). Sabemos que os pais dispõem de uma agenda corrida e somente o que é importante é colocado em seus compromissos; mas ache tempo para chegar mais cedo em casa para brincar com seu (sua) filho (a), saia com ele para pescar, jogar bola, ir ao cinema e ao teatro, assista com ele um jogo de seu time favorito, jogue videogame com ele, faça um acampamento com ele em um lugar especial ou invista em uma acampamento cristão de férias para o seu filho (sugestão: www.pvnorte.com.br/acampamento/ ). Fora isto, leia um bom livro com ele, leia a Bíblia e leve-o para um ambiente de fé cristã no qual ele possa conviver com crianças que obedecem a Deus e a seus pais. Muito do que nossos filhos aprendem é por influência e a principal é a sua. Livre o seu filho da ociosidade, comece hoje a livra-los do vício; faça-o aprender com pequenas tarefas em casa, isto valoriza o bom ambiente da casa e ainda desonera os gastos da família. Meninos e meninas podem arrumar seu quarto, lavar louça, arrumar a cozinha, limpar o quintal, jogar o lixo fora, colocar água da geladeira, ajudar a preparar pratos favoritos da família, prepare um churrasco com ele, enfim; ao invés de deixar seu filho o tempo todo na frente da TV ou do computador ou Celular e jogos, ensine-os que a vida tem muito mais. Fazendo assim estaremos juntos investindo em nossos filhos e ajudando-os no caminho da boa educação.

Tudo isso para lhe desejar Boas Férias!

Pr. Izaias Alencar

[1] Informativo CONFENEM, p. 8 – Março/ Abril 2017 – “A PARTE DOS PAIS E DA FAMILIA NA ESCOLA”

Publicado em Sem categoria