Intervenção Pedagógica

Laboratório de Linguagens

“Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.”

(Provérbios 22.6)

Benevides –  2016

Objetivo Geral

Nossa pesquisa é elaborar instrumentos de avaliação de processos de aprendizagem de leitura e escrita na escola primária. Promover um espaço de estimulo e potencialização do ato de ler.

Objetivos específicosIMG_0423

 

  • Facilitar o acesso do educando aos diferentes portadores de textos

  • Oferecer ao educando experiências literárias, enriquecer o vocabulário.

  • Compreender a intenção e ponto de vista de quem escreve fazendo uma reconstrução a partir da ideia original.

  • Despertar o prazer pelo mundo letrado.

  • Propor atividades em que os educandos terão que perguntar prever, recapitular, opinar, resumir, comparar.

 

Estratégias de Investigação

(1º Etapa)

  • Aplicação do teste de sondagem

  • Conversa com o educador titular

  • Conversa com os Pais e responsáveis

  • Conversa com a coordenação

(2° etapa)

  • Estação Operatória
  • Oficina de leitura audiovisual
  • Contação de Histórias (Professor personagem)
  • Oficina de Leitura Dramática

Empreendimentos

  • Criação do painel expositivo
  • Produção Textual (Fichamento, Resumo, Poemas, Contos, Fábulas)
  • Criação de fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa.

 

Parcerias

 

  • Colégio Palavra da Vida
  • Centro de formação com profissionais da área (Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Professores afins..)

 

­­Avaliação

 

Será realizada a avaliação da leitura do educando pela professora que estabelecerá critérios e os mesmos serão do conhecimento de cada aluno assistido no espaço; a fim de monitorar, os avanços da evolução e os resultados do projeto e os mesmos serão de conhecimento da família, professora Titular e Coordenação.

 

Publicado em Projetos Marcado com: ,